sábado, 21 de março de 2009

Pharmakon, hã?!

O Pharmakon, segundo Pierre Lévy, vem do grego arcaico e significa veneno e remédio ao mesmo tempo. O que isso tem a ver com esse blog? Muita coisa, eu diria. Começando pela pergunta: o ciberespaço, realmente, está disponível para todos?

Acredito que a maioria, assim como eu, aposta que a resposta binária para essa questão é não. Isso porque a imersão no ciberespaço não depende unicamente da vontade de fazê-lo, mas também da disposição de equipamentos que permitam tal ação.

Logo, é evidente que nem todos tenham acesso, uma vez que o único meio de “adentrar” no ciberespaço é através de um computador e nem todos dispõem dessa máquina.

Então volto ao pharmakon. O ciberespaço amplia possibilidades e formas de interação. Cria um mundo virtual na realidade virtual. Isso é ótimo, podendo ser até mesmo um remédio, caso seja bem explorado e utilizado – como, por exemplo, através da Inteligência coletiva. Entretanto, pode assumir o caráter de veneno caso seja utilizado de má fé, ou por gerar certa exclusão.

Resumindo, o ciberespaço é um remédio para aqueles que podem imergir e interagir nesse mundo virtual em um estalar de dedos, usando-o de boa fé; ao mesmo tempo em que é um veneno nas mãos de quem faz mau uso dele ou para aqueles que são privados de tal experiência.

Um comentário:

  1. Em nossas pesquisas para postar em nosso blog, achamos muitas coisas interessantes sobre segurança no ciberespaço, especialmente na internet, e muito também sobre ciberterrorismo !!

    ResponderExcluir