sábado, 21 de março de 2009

Os piratas do Ciberespaço

http://www.youtube.com/watch?v=OlPK31SRrfI

O ciberespaço também é composto de criminosos. Estes são pessoas dedicadas a burlar e invadir sistemas, a fim de adulterar ou coletar informações especiais.

Apesar de antes estes criminosos procurarem se infiltrar em grandes sistemas (bancos, empresas e órgãos do governo), agora também invadem computadores de usuários pessoais.

Mas ao contrário do que se pensa, nem sempre os hackers alcançam seus objetivos explorando a fragilidade do sistema. Muitas vezes é explorada também a fragilidade humana quando são mandados emails para confirmar dados e senha ou contatos feitos pelo próprio telefone, onde um pirata se passa por administrador do sistema e pede atualizações de dados.

É importante lembrar que nem todos os hackers são criminosos. Na verdade o termo hacker é definido como uma pessoa com grande conhecimento em computadores. Agora quando essa pessoa usa esses conhecimentos para praticar atos criminosos de invasão ou roubo ela é chamada de CRACKER.

2 comentários:

  1. Olá, pessoal, o ambiente está legal, mas a história das "coelhinhas" não é nada a ver com o nosso debate acadêmico... Usem o bom-senso!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, muitas pessoas utilizam o grande conhecimento que têem de forma negativa, tentando burlar sistemas e invadir computadores pessoais. É por essas e outras que cada vez temos que decorar mais e mais senhas, códigos e etc para que possamos ter acesso a contas bancárias por exemplo!

    ResponderExcluir