segunda-feira, 9 de março de 2009

Ciberespaço

O ciberespaço é considerado um novo meio de comunicação que surge da interligação mundial de computadores, contendo milhares de redes e milhões de usuários. Apesar de antes criticado, hoje a internet, bem como a rede de computadores tem uma escala tão grande, que fica praticamente impossível mensurar a dimensão da internet.
Também podendo ser definido como rede, o ciberespaço surge como um meio capaz de disseminar informações rapidamente, realizar trabalhos em grupo à distância, acessar dados e programas e compartilhar recursos, sendo eles físicos (impressora e scanners) ou não físicos (softwares).
Esse novo ambiente humano integra diversas pessoas, culturas e linguagens em todos os países, em busca da informação.
Essa busca desenfreada por informação nem sempre está dentro dos padrões legislativos e judiciários do país, uma vez que essas leis podem ser burladas pelo anonimato que a Internet possibilita. Além disso, fica difícil a fiscalização do ciberespaço, levando em conta a infra-estrutura e o universo oceânico de informações que o englobam.
As companhias de telecomunicações, sejam elas públicas ou privadas, são as responsáveis pelo controle das conexões da Internet e pela integração de redes, seja ela por fibra óptica ou por meio de satélites.
Enquanto isso o controle real do mundo da Internet continua sem um dono, uma vez que a internet é controlada, utilizada e acompanhada por diversos setores, empresas e usuários.
A Internet acaba por oferecer uma devasta onda de informações e entretenimento na palma da mão, sem muitos esforços. Com ela, pode-se realizar uma compra, comunicar com um amigo ou realizar um trabalho sem precisar sair de casa.
Mas a questão aqui não é desfavorecer o contato físico, mas sim ressaltar esse novo ambiente que já se tornou uma realidade no mundo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário