O computador e o ingresso para o mundo virtual que ele nos proporciona já faz parte de nossas vidas. Todos os dias, milhares de pessoas estão conectadas, seja para mandar um e-mail, fazer uma pesquisa, POSTAR; seja até mesmo para “orkutear”. Não importa o que nos leva a entrar nesse mundo. Verdade é que nos nossos tempos, não dá para ficar fora ele.
Ainda bem, pois caso contrário, o ciberespaço, quem sabe, nem existiria. Isso porque, sendo um espaço construído coletivamente, através da colaboração e participação, a interação e os fluxos de informação são essenciais para a construção permanente desse espaço.
Mas como ele começou a ser construído? Obviamente, ele não “surgiu do nada”, muito menos de uma grande explosão como universo. Esse espaço onde perdemos horas, e por que não anos, das nossas vidas também tem lá sua história.
Tudo começa com a criação dos primeiros computadores. Sim, aqueles gigantes que ocupavam uma sala inteira e cumpriam atividades de cálculo ou gerenciamento, sendo utlizados apenas por quem entendia muito da área.
Com o passar do tempo e a miniaturização do próprio computador, este passou a ganhar diversas funções e usuários, disparando, a partir dos anos 70, processos econômicos e sociais de grande amplitude.
Depois, essa tecnologia invadiu outros segmentos, como telecomunicações, editoração, cinema e televisão e, no final dos anos 80, início dos anos 90, formou-se a inter-rede, que cresceu de forma exponencial, conectando várias pessoas.
Formou-se, então, o ciberespaço, um novo espaço para comunicação, socialização, organização, transação e, também, um novo mercado da informação e do conhecimento, como esse blog, por exemplo.
Portanto, agradeço a você leitor, por ter lido esse post e por não só fazer parte, como também ajudar na construção desse mundo.
Letícia.
Wikipédia
Há 15 anos
Gostei dos posts, muito bons. Realmente, por mais que vc se esforçe, não se consegue mais "viver dignamente" sem o ciberespaço. Grande parte de serviços que se procuram atualmente são realizados apenas via Web. Ex: Fichas de inscrições, envio de reclamações, inscrições em vestibulares, etc. Até mesmo a maioria dos conteúdos de aulas da UFABC e mesmo a permanência em certas disciplinas são condicionadas à integração "compulsória" do aluno ao ciberespaço, como o cadastramento no Col, criação de grupos de discussões e e-mails coletivos, transação de arquivos referentes às aulas, entre outros. Ou seja, o ciberespaço já não é mais uma opção e sim, uma necessidade.
ResponderExcluir