sexta-feira, 8 de maio de 2009

Plágio ou Incentivo?

Você já parou para pensar em quanta coisa pode ser reproduzida no ciberespaço? Certamente, é impossível quantizar. Uma rápida busca na rede e, logo, lá está, pode ser a famosa Mona Lisa de Da Vinci, ou mesmo uma foto qualquer tirada por um desconhecido. Aí vem, então, outra pergunta: se posso ver as obras de pintores famosos, esculturas, ou mesmo lugares na internet, por que vou querer sair de casa para vê-las pessoalmente? O ciberespaço vai acabar com esses hábitos?

Parece contraditório, mas a ascensão do virtual provoca ou incentiva novos hábitos. Por exemplo a virtualização de um museu. Não seria a mesma coisa ver na tela do computador a mesma obra de arte que vemos com suas cores e nuances, ao vivo, num museu. Porém, a multiplicação da reprodução de imagens serviu como atrativo para visitas ao museu.

Ou seja, o ciberespaço pode contribuir para a divulgação, para o incentivo a, inclusive, velhos hábitos. Outro exemplo é a banda Arctic Monkeys, que fez (e faz) grande sucesso graças à disponibilização de suas músicas na rede, feita pelos primeiros fãs. Detalhe que essa banda, a partir daí, começou a lotar shows e ser internacionalmente conhecida. Mais uma vez, apesar de ser possível assistir a banda tocando no computador, isso não impediu os fãs de fazerem questão de lotar os shows.

Além disso, talvez sem essa ferramenta cibernauta, a banda ou levaria muito tempo para ser “descoberta” pelo mundo, ou nem jamais chegaria aonde chegou.

2 comentários:

  1. Penso exatamente como foi esboçado na matéria, pois um museu virtual não vai desestimular visitas a ele, por causa da disponibilidade na rede.
    Creio, que vai estimular a visita ao museu, pois olhando a obra via rede, despertará no apreciador de artes ou leigo, uma curiosidade de como foi construído tal obra.

    ResponderExcluir
  2. Este texto expressa o que acontece na minha vida, posso ver virtualmente quantas vezes for um portinari que nunca me proporcionará a satisafaçao que tenho ao vê-lo ao vivo.

    ResponderExcluir